terça-feira, 2 de novembro de 2010

Conceito de Currículo e o processo de integração de Tecnologias ao Currículo


Entendo que currículo é um conjunto de saberes que vem associado disciplinas e situações cotidianas, vindo de encontro a interesses técnicos científicos, associando-se a construção de saberes diários necessários a sobrevivência do cidadão na sociedade em que está inserido.
Para a adaptação destes conteúdos no currículo escolar se faz necessário um aprofundamento tecnológico, possibilitando o entendimento das situações para que possam ser construídas pelo aluno com o auxílio de seu professor. Lembro aqui Pedro Demo quando diz que o professor antes de ser professor tem que conhecer as tecnologias.
Pensando o currículo também como proposta de projeto de aprendizagem é preciso rever a organização, pois os alunos precisam ter interesses comuns para a escolha dos temas. Trabalhando então, a questão de grupo, de criatividade, de cidadania, da interdisciplinaridade do que o aluno já trás de conhecimento, apoiando a idéia de Piaget, onde a aprendizagem parte daquilo que o aluno já sabe, ou seja, das suas certezas provisórias em busca das respostas ás suas dúvidas.
Currículo é uma integração entre a tecnologia e o próprio currículo para estabelecer uma relação entre a transformação da escola, da sala de aula para ensinar e aprender ativamente. Precisam-se fazer uma reformulação no currículo das escolas para integração as novas tecnologias.
A questão é que o concito de currículo é confundido com biografia ou lista de todas as atividades executadas na vida. Porém currículo é mais que isso, é "vender" habilidades e competências, integrando, é claro com tecnologias, que "potencializam mudanças na aprendizagem".

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